terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Brandade de Bacalhau em cones crocantes!





Dica de uma entrada para as festas de final de ano!
Uma forma diferente de servir o bacalhau, por ser servido frio, feito com técnica francesa, possível substituição por qualquer proteína que desfie ex: Siri, Frango e etc.

Curiosidades:

História do bacalhau por Elizabeth Lamosa/1994:

Um Alimento Milenar!
O início do Bacalhau com os Espanhóis e os Vikings
Bacalhau para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses.

(O nome bacalhau, de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latim baccalaureu. )

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.


Brandade é uma técnica da culinária francesa, em que são utilizadas três panelas ao mesmo tempo.

A brandade de bacalhau é um especialidade típica do Sul-Oeste da França. Existem algumas variantes de uma região para outra.Essa receita é uma criação minha.

Receita:

500 gramas de bacalhau "dessalgado e desfiado".
250 ml de azeite de oliva "extra virgem".
250 ml de creme de leite "fresco".
Sal.
Pimenta do reino.
Cheiro verde.
Manjericão.
6 fatias inteiras de pão de forma sem casca.

Modo de fazer:

Brandagem:
Levar ao fogo baixo: na primeira panela o bacalhau, na segunda panela o azeite e na terceira panela o creme de leite fresco.
Ir regando a panela com o bacalhau com os outros insumos,um a um e misturando sem parar.
Até que todos os insumos estejam na mesma panela.
Corrigir o sal, adicionar pimenta do reino moida (a gosto) e o cheiro verde.
Levar a geladeira por no minimo 4 horas antes de servir.

Cones crocantes:
Afinar com um rolo as fatias inteiras de pão de forma sem casca.Cortar em 3 quadrados, e depois dividir os quadrados em 2 triângulos.Colar as pontas dos triângulos usando clara de ovo.Levar ao forno até dourar.

Rendimento 18 cones.

Para servir, coloque a brandade dentro dos cones e decore com uma folha de manjericão fresco, que da um sabor todo especial para a brandade.
O prato harmoniza com Vinho Tinto jovem ou de médio corpo, ou Branco maduro.

Um comentário:

  1. obs: o pão de forma citado é aquele que faz torta salgada gelada, as fatias são daquele pão de forma inteiro, podendo ser usado o pão de forma normal sem casca, lembrando que em cada fatia do normal são dois triângulos feitos.
    E o creme de leite tem que ser o fresco, o normal não pode porque ele talha e pode azedar ao ir ao fogo.
    Qualquer outra dúvida...

    ResponderExcluir