terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Compostagem Orgânica!


"Os resídos domiciliáres coletados nos Municípios do Brasil, contam em sua composição com grande quantidade de matéria orgânica, superior a 50% em peso.
Esta matéria orgânica quando não tratada ou disposta no solo corretamente torna-se a principal fonte de poluição dos resíduos domésticos, pois geram efluentes liquídos (chorume) e gasosos (biogás) que poluem corpos hídricos e a atmosfera, respectivamente."
(IBAM/2007).

Ainda, de acordo com o IBAM, uma das mais difundidas formas de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos é a técnica conhecida como compostagem.

Para Mirian Stumpf/2008, em seu texto: "Como fazer composto orgânico em casa", composto é uma "mistura de resíduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo.
A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais de lavoura, aparas de grama e restos de vegetais oriundos da cozinha, esterco de animais vegetarianos, bem como de muitos outros materiais."


A compostagem pode ser aeróbia ou anaeróbia, em função da presença ou não de oxigênio no processo.

Processo de compostagem.
"Os materiais que tem os mais diversos tamanhos, formas e composição são misturados e colocados para decompor e passam por processos bioquímicos.
Estes processos são realizados por microorganismos que utilizam este material como fonte de energia, absorvendo os ingredientes minerais e carbono.
Ocorre a degradação deste material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e matéria orgânica utilizável pelas plantas. Nesta atividade microbiana o material aumenta a temperatura, ficando entre 50 e 70ºC.O processo, conforme o manejo destes resíduos, leva em torno de 90 dias até 1 ano. Quanto mais revolvido for o material mais ar entrará na pilha e se a umidade estiver correta mais rápido será o processo. Também em climas quentes e no verão o tempo diminui pela maior atividade microbiana."(
Mirian Stumpf/2008).

Agricultura Orgânica.
O conceito de agricultura orgânica surge com o inglês Sir Albert Howard entre os anos de 1925 e 1930 que trabalhou e pesquisou a forma de plantio na Índia. Howard ressalta em seu trabalho a importância da utilização da matéria orgânica e da manutenção da vida biológica do solo .
Segundo a definição do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos/1984, a agricultura orgânica é "um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal composta sinteticamente". O sistema de agricultura orgânica se baseia na rotação dos cultivos,na utilização de estercos animais, leguminosas, resíduos orgânicos, cultivo mecânico, minerais naturais, compostagem e do controle biológico de pragas, para manter a estrutura e a produtividade do solo, além de transportar nutrientes para as plantas e controlar os insetos e outras pragas.

Não use para produção do composto orgânico!
comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas de gado, peixe ou aves, sebo, papel toalha usados para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, sementes de inços, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas, folders coloridos de propaganda. Também cinzas oriundas de churrasqueira por causa do sal e porque o carvão contém substâncias que podem prejudicar o insumo proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário