quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Sous Vide de Lombo au Chutney de Cereja com Purê de Batata Baroa!
Dica de um prato principal para as festas de final de ano!
Me desculpe as fotos, mas sou eu que estou clicando e sei que não estão muito boas, mas acreditem, as comidas que estou postando são de sabores únicos e todas testadas antes de postar, até mesmo para eu obter a imagem!
Lembrando: Todas as receitas são criações minhas!
Curiosidades:
"Batata Baroa também conhecida por mandioquinha, é uma raiz comestível, como a mandioca. O nome batata-baroa originou-se do fato de ter sido introduzida no Brasil pelo barão de Nova Friburgo que a trouxe das Antilhas.
Quando de boa qualidade, é firme, lisa, de cor amarelo clara, com as extremidades viçosas. Pode ser conservada durante aproximadamente uma semana, depois torna-se mole e enruga, perdendo o sabor.
É muito utilizada para sopas e purês, principalmente na alimentação das crianças. Sendo usada, ainda, cortada em fatias finas e fritas em óleo, acompanhando carnes ou assados.
É um bom diurético. E contém niacina, substância que evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso." (Rachel Duarte/2008).
"Cereja é o fruto da cerejeira, planta originária da Ásia, que deve ser cultivada em regiões frias. A cereja é um fruto pequeno, com 2 cm aproximadamente, arredondado, de cor vermelha, polpa macia e suculenta. Existem muitas variedades da fruta, todas contendo vitamina A, cálcio e fósforo.
As árvores que não produzem fruto são cultivadas como planta ornamental no Japão.
A cereja pode ser consumida ao natural ou como sobremesa. É usada na preparação de conservas, compotas, bebidas como o cherry e o kirsh. Ao natural a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Dá um toque de elegância na decoração de doces, sorvetes e coquetéis." (Patrícia Lopes/2003 - Brasil Escola).
"Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia".(Rita D' Souza , "Goan Kitchen", Roli Books 2002, ISBN 8174361952).
Sous-Vide termo francês para “no vácuo”, é um método de cozinhar que se destina a manter a integridade dos ingredientes, pelo aquecimento por um longo período de tempo, a relativas baixas temperaturas.
Receita:
Sous - Vide Lombo
8 "cortes de 175 gramas" de Lombo Suíno.
Alecrim fresco.
Manjericão fresco.
1 unidade de cebola média (picado).
2 dentes de alho (picado).
150 ml de vinho branco (seco).
Noz moscada (pitada).
Louro (1 folha).
Sal (a gosto).
Pimenta do reino (a gosto).
50ml de conhaque.
Saco para congelar alimentos.
Modo de fazer:
Selar o Lombo em uma frigideira ou panela, colocando todos os ingredientes. Selado o Lombo, esperar esfriar e colocar no saco para congelar retirando todo o ar do saco (colocar o caldo que ficar na frigideira com as ervas e etc).
Em uma panela funda, colocar água e deixar morna sem levantar fervura, colocar um prato no fundo da panela para que o plástico com a carne não encoste no fundo, mergulhando o saco na panela retire o resto do ar do saco e vede o saco com o zip que vem no mesmo! Deixe cozinhar em fogo baixo por 2horas. Retire do fogo, em uma frigideira quente coloque a carne e o caldo que ela soltar, espere dourar e flambe com o conhaque.
Chutney de Cereja
20unidades cerejas (in natura) cortadas.
100gramas de açúcar mascavo.
1 unidade de pimenta dedo de moça picada e sem sementes.
175ml de vinagre branco.
50ml de suco de limão.
1unidade de canela em pau.
10gramas de cravo da Índia.
1unidade de cebola pequena.
2unidades de dente de alho.
2unidades de cardomomo assado.
Sal a gosto.
Modo de fazer:
Levar ao fogo alto todos os ingredientes, depois que levantar fervura cronometrar 3minutos, levar a fogo baixo e deixar reduzir bem.
Purê de Batata Baroa.
500gramas de Batata Baroa.
500ml de água.
30gramas de manteiga.
Sal (a gosto).
Pimenta do reino (a gosto).
Modo de fazer:
Cozinhar a Batata Baroa, retirar um pouco da água, espremer ou amassar o insumo, com um batedor manual bater ate dar ponto de purê, adicionar manteiga para brilho, sal e pimenta do reino a gosto.
Harmonizar o prato com Vinho Branco Maduro e Encorpado, ou Tinto Jovem.
Rendimento 4 porções.
Obs: essa receita estrala, vocês não tem noção!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário